O Futebol de Formação mudou muito ao longo dos últimos anos. Os clubes investiram em melhores infraestruturas, e condições de trabalho. Os treinadores ficaram cada vez mais bem preparados, as Academias, Escolas e estruturas altamente profissionalizadas chegaram com tudo aos escalões mais baixos do futebol. As ruas, os pelados, deram lugar a sintéticos e relvados. O jogo que se descobria com os amigos, que se ia entranhando em nós ao ritmo de cada joelho esmurrado, de cada pedra/papel/tesoura, o jogo que nos tirava de casa horas sem fim. Foi chegando entre coletes, cones, filas, tudo em horários rígidos, com coreografias tantas vezes iguais.

Uma simples, bola foi durante muitas gerações o melhor brinquedo do mundo, o dono nunca ficava de fora nas “Champions” organizadas na rua, era um como um superpoder. À medida que crescíamos ia-se tornando uma extensão do nosso corpo, tal era o número de horas que com ela brincávamos. A bola era a amiga, a confidente, era parte de nós e do nosso grupo de amigos. A bola que tantas vezes era uma lata, um pacote ou alguma coisa que permitisse driblar ou chutar para golo.

O jogo que íamos descobrindo em cada canto, começou a chegar em manuais formatados, ideias vencedoras e generalizadas. O jogo que jogávamos apenas porque nos fazia sorrir, começou a surgir no meio de transições, esquemas táticos etc. O amigo passou a ser chamado de colega de equipa, os pais que nos chamavam para vir para casa jantar, começaram a ser aqueles que gritam com todos que jogam connosco. O jogar à bola começou a ser muito cedo, o jogar futebol.

Não pretendemos que os nossos miúdos sejam os melhores, queremos que sejam sempre melhores, mais capazes, que descubram o jogo, que se apaixonem por ele e apenas depois, pensem em jogar futebol. Queremos que o treino seja o melhor momento do dia, que os jogos sejam apenas mais uma oportunidade de crescer. Queremos que a bola volte a ser companheira e não apenas um elemento de trabalho.

Queremos que todos cheguem a patamares elevados, Liga dos Campeões, Seleção Nacional, Curso Superior, Mecânico, Carpinteiro etc. Que vençam na vida e que por, onde ela os levar, gostem de ver futebol e de o jogar, nem que seja numa brincadeira entre amigos no meio de vidas complicadas.

O jogo que queremos trazer para esta Escola tem tudo que os “manuais” têm, mas vai ter a alma do jogar à bola, a alegria de quem faz um golo, o orgulho de um pai que fica feliz por ver o seu filho crescer e aprender, o companheirismo e as amizades que são o melhor troféu no percurso da Formação.

A nossa formação não vai ser apenas no campo, não vai estar apenas nos treinos, nos jogos. Queremos que esteja em todos os momentos, vamos à procura do melhor de cada um e que todos tenham um conhecimento da realidade que os rodeia. Não vamos vender o sonho de ser jogador profissional, vamos tentar dar ferramentas para que possam lutar por esse sonho ou qualquer outro que tenham pelo caminho.

Queremos trazer um novo olhar sobre a Formação, uma abordagem diferente num mundo cada vez mais formatado e focado na busca e identificação precoce de talentos. Todos vão ser alvo da nossa atenção, todos vão poder descobrir o jogo e perceber onde o jogo os pode levar. É importante que todos percebam que chegar ao futebol profissional é extremamente difícil. A prioridade é ter bons alunos, bons filhos e bons atletas. Um dia mais tarde todos sintam orgulho em ter passado pela Escola de Futebol Rony Lopes.

Quem faz parte deste projeto, tem de perceber que o processo formativo começa na Escola tradicional, passa por casa e completa-se Escola de Futebol. Ninguém pode colocar os seus interesses pessoas acima dos valores que a Escola irá defender. A Escola vai olhar para todos, aqueles que não conseguem naquele momento impor o seu talento, mas que podem vir a ter um papel preponderante mais para a frente.

A Escola de Futebol Rony Lopes, pretende ser um espaço de excelência, constituída por uma equipa empenhada, trabalhadora, multidisciplinar e em constante busca pelo conhecimento. As melhores condições de trabalho, atividades inovadoras, uma Formação que procurará ser a mais abrangente possível.

Um website emjogo.pt